Olá!


É muito importante saber o parâmetro certo para cortar o seu material.

Pensando nisso, este artigo trás uma breve explicação de cada um dos parâmetros em aplicações como Corte, Contorno e Preenchimento. Por fim, ensinamos a criar a sua própria Biblioteca de Parâmetros, que você pode usar sempre que testar um material diferente na sua Due NXT.



Corte:


Velocidade (1 até 100%): Quanto menor a velocidade, mais lentamente o laser passará sobre o material e, deste modo, o laser aquecerá mais aquela parte do material, levando a um corte ou marcação mais profunda. Por outro lado, se o laser passar muito lentamente, há o risco de deixar o acabamento do seu trabalho muito queimado ou pegar fogo no material. Por isso a velocidade a ser utilizada depende muito do material. 

Potência do laser (1 até 100%): Quanto maior a potência do laser mais energia vai para o material, desta forma, quanto maior a potência, maior a capacidade de corte. 

Passes: Quanto mais passes a Due fizer no seu material, maior será a profundidade que ela alcançará. Contudo, se o material já estiver cortado e a Due continuar passando, pode deixar o acabamento do corte com um aspecto mais queimado.

Imagem 1. Definindo os parâmetros de corte.



Contorno:


Velocidade (1 até 100%): Quanto maior a velocidade, mais delicado será o traçado que o laser deixará no material. Por outro lado, em arquivos muito detalhados, se a velocidade for muito grande (acima de 50) pode estragar os detalhes do seu desenho.

Potência do laser (1 até 100%): Quanto mais potente, mais marcado ficará o material. Para acabamentos mais superficiais, diminua a potência ou aumente a velocidade.

Passes: Para fazer contorno, não há necessidade de usar mais de um passe.


Imagem 2. Definindo os parâmetros de contorno.


Preenchimento:


Tipo de conversão: A forma de atuar do modo Preenchimento é bem diferente do Corte e Contorno e, por isso, apresenta novas opções. Uma delas é o tipo da conversão que a Due vai fazer no seu projeto.

  • Preto e Branco: Se o seu desenho é apenas Preto/Branco, sem nenhuma cor que faça um meio termo, você pode usar esse tipo de conversão e a máquina ligará o laser apenas nos tons pretos e ignorará os brancos.
  • Escala de Cinza: Se o seu projeto possui uma variação de cores, como uma foto, esse é o tipo de conversão mais recomendado, pois ele ligará o laser com variações de potência, a depender da profundidade da cor da imagem.


Resolução: A Due faz o preenchimento como uma impressora, pintando por linhas. Na resolução, você muda a distância entre essas linhas. Na resolução alta, as linhas são bem próximas enquanto na baixa são mais distantes. Na resolução mais alta, o trabalho leva mais tempo para ser concluído por preencher com mais linhas.

Velocidade (1 até 300%): No preenchimento, a Due faz movimentos de vaivém. Por não ter mudanças abruptas de direção, te permite usar velocidades superiores à 100%.

Potência Máxima (1 até 100%): Como há as opções de Escala de Cinza e meio tom que diminui a potência do laser de acordo com a imagem, nessa opção você colocará a potência máxima que o laser liga. Se o Tipo de conversão for Preto e Branco, ele ligará com a potência máxima estabelecida por você.

Imagem 3. Definindo os parâmetros de preenchimento.



Para saber mais, veja os artigos Materiais e Dicas de Corte, Contorno e Preenchimento.